Prensa

Com a finalidade de otimizar e tornar ainda mais prático o processo de estamparias, há a possibilidade de usar a prensa térmica para imprimir imagens em camisetas, canecas, calendários, entre outros produtos. Ela é responsável por fazer a segunda parte do processo de sublimação, a termo-transferência. Assim, transfere a tinta contida no papel, para que possa se fixar no substrato.

Para que você possa adquirir uma prensa térmica com total qualidade, é importante contar com uma empresa especializada na área de máquinas para estamparia. Sabendo disso, não deixe de contatar a Termopress para lhe ajudar! Nós somos especializados no setor de confecções, confeccionando diferentes modelos de prensas aos nossos clientes.

Como funciona uma prensa térmica?

A prensa térmica é responsável por um dos processos de estamparia. Ela tem como principal função fazer a transferência da imagem desejada pelo cliente ao produto final, seja uma camiseta ou qualquer outro tipo de material que se adapte ao estilo da prensa. Tem capacidade não somente para transferir, mas também para aquecer a área onde será colocada a imagem. Por isso, é importante utilizar materiais que sejam resistentes à altas temperaturas.

Para que isso possa ser feito, é necessário contar com um papel do tipo transfer. Ele é utilizado para imprimir a imagem do computador através da impressora com uma tinta adequada. Depois, ele é colocado na prensa térmica para que a imagem possa ser passada para o produto desejado. Existem alguns modelos diferentes de papel transfer, por isso é essencial saber qual é o ideal para a aplicação que será feita.

Por fim, também vale lembrar que a tinta transfer é um material essencial na hora de usar a prensa térmica. No mercado, é possível encontrar dois tipos de tintas transfer: a pigmentada e a sublimática. Com a tinta do tipo sublimática, conseguimos fazer estampas em vários tipos de materiais como canecas, chinelos e azulejos, por exemplo. Já com a tinta pigmentada, só é possível fazer transferências com tecidos que são 100% em algodão.

Aplicações da seladora de alimentos

A versatilidade da seladora de alimentos é uma das suas maiores vantagens. Ela permite fazer a selagem a vácuo de alimentos como laticínios, embutidos, carnes, peixes, espetinhos e pizzas congeladas, legumes e verduras, grãos, massas, mandioca, pães e lanches naturais, impedindo que fiquem estragados e com mau cheiro.

Componentes que formam a prensa térmica

Apesar de a prensa térmica ter mais de um modelo disponível no mercado, há algumas peças que são comuns em todos eles. O controlador de tempo, por exemplo, é utilizado para configurar o tempo que será realizada a prensagem. Hoje, a grande maioria utiliza controladores digitais, mas em algumas há o controlador do tipo analógico. O controlador de temperatura também é um mecanismo importante na prensa, que serve para controlar a temperatura do cabeçote.

A superfície da prensa térmica pode variar, mas geralmente é aquecida e pode ser tanto plana como irregular. A alavanca, conhecida por botão de acionamento pneumático, serve para comprimir o material na superfície (cabeçote). Por fim, o botão de voltagem serve para comutar a voltagem de 110v para 220v e vice-versa. No caso de prensas maiores, é necessário optar pela voltagem já no ato da compra.

Quais são os tipos de prensa térmica?

Os modelos mais comuns de prensa térmica são a prensa plana manual, prensa plana pneumática e prensa com formato irregular. A prensa térmica plana é o modelo mais comum a ser encontrado no mercado, fabricada em vários formatos e tem prensagem feita através de de uma alavanca. Com seu movimento de subir e descer, ela é capaz de realizar o aquecimento do papel por meio de seu cabeçote.

Já as prensas térmicas pneumáticas geralmente são utilizadas para a prensa de tecidos e camisetas com formatos maiores, pois são bem mais caras. Contudo, seu funcionamento se dá de modo totalmente automatizado. Basta que você aperte o botão uma única vez para que elas possam fazer o restante, sendo que alguns modelos desta máquina são dotados até mesmo de um sistema de sucção para coletar o papel.

Por fim, a prensa de formato irregular faz uso de moldes específicos e únicos para que o material possa ser encaixado perfeitamente. Normalmente, ela é utilizada para estampar canecas, pratos, bonés, bottons e canetas para empresas e estabelecimentos comerciais que tenham preferência por produtos personalizados, a fim de deixar sua marca registrada para consumidores. Esse é um excelente modo de, inclusive, fazer com que seus produtos se tornem mais visíveis no mercado competitivo.

Materiais que podem usar a prensa térmica

Com esse tipo de equipamento, você poderá oferecer uma ampla variedade de produtos personalizados para seus clientes. A prensa térmica permite estampar materiais como pratos, bonés, squeezes, mouse pads, chinelos, alguns materiais de vidro, almofadas, canecas e qualquer outro tipo de objeto que sirva nos moldes e suporte até 200º C. O principal uso desse equipamento, no entanto, é para customizar e estampar camisetas 100% algodão, devido à sua alta qualidade de imagens virtuais.

A melhor prensa térmica do mercado

A Termopress está há mais de 40 anos atuando no setor de confecções e estamparia, fabricando máquinas como prensas térmicas para todo o tipo de aplicações. Temos como principal objetivo de nosso trabalho agilizar os processos de produção de nossos clientes, trazendo produtos com o melhor acabamento e durabilidade prolongada. Proporcionamos ainda um serviço de assistência técnica permanente, ampla e capacitada para lhe atender.

Nossa prensa térmica é a escolha ideal para que você possa começar a tornar sua estamparia mais ágil durante o trabalho. Contamos com modelos de prensa térmica plana e prensas térmicas pneumáticas, que podem ser escolhidas de acordo com as suas necessidades e levando em consideração a demanda de sua loja ou fábrica. Também estão disponíveis em mais de uma voltagem e alta potência para que você não tenha preocupações.

Quer saber mais sobre nossa prensa térmica?

Para saber mais sobre como funciona nossa prensa térmica e o que é necessário para adquiri-la, basta entrar em contato com a Termopress! Nós estamos sempre à disposição para atendê-lo, com uma equipe de profissionais que buscará entender suas necessidades e encontrar soluções práticas e rápidas para lhe ajudar. Não perca mais tempo e solicite agora mesmo um orçamento em nossa empresa! Esperamos por você.

Além da prensa térmica, na Termopress nós também trabalhamos com outros tipos de máquina para confecções e estamparia, fique por dentro:

  • Seladora de alimentos;
  • Máquina de flash cure;